Instituto Votorantim

Projeto: Programa ReDes de Desenvolvimento Sustentável

Ano: 2011 e 2012

Apresentação: O ReDes é um dos maiores programas de Investimento Social realizado pelo Instituto Votorantim no Brasil, resultado de uma parceria de R$ 60 milhões entre o Grupo Votorantim e o BNDES. O ReDes tem objetivo de promover a geração de trabalho e renda e o fortalecimento de capital social nas regiões onde o Grupo Votorantim tem presença.

Desafio: Estabelecer conselhos comunitários legítimos e representativos para qualificar e monitorar o investimento social do Grupo Votorantim em dois municípios do estado do Mato Grosso e três municípios de Goiás, nas proximidades onde existem unidades industriais do grupo. Realizar um diagnóstico socioeconômico das duas regiões, mapeando o capital social e identificar potenciais parceiros para projetos de geração de trabalho e renda.

Abordagens e Solução: A equipe do Lab realizou o diagnóstico socioeconômico dos municípios e analisou as lideranças presentes nos três setores em cada município: governo, sociedade civil e empresas. O Lab mobilizou lideranças para que cada município formasse conselhos comunitários legítimos e representativos. Estes conselhos foram capacitados pela equipe com metodologias participativas e dinâmicas colaborativas. Na sequência foi apresentado um diagnóstico socioeconômico para que os conselhos discutissem e elaborassem possibilidades de desenvolvimento. A partir da construção foram validadas com o Instituto Votorantim as linhas de negócio a serem apoiadas, e desenvolvidos planos de negócio com os empreendimentos locais.

Evan Engram Authentic Jersey