Cases de Food Systems

Uma Teoria da Mudança Coletiva para a Amazônia

O Coletivo de Investidores para a Amazônia, Cerrado e Chaco

Design, Facilitação e Comunicação para Conferências Internacionais sobre a Sustentabilidade de Cadeias de Valor

Governança e Estratégias de Paisagem para Ações Coletivas em Food Systems

Inventário das iniciativas globais em Pradarias e Savanas

Uma Teoria da Mudança Coletiva para a Amazônia

CONTEXTO

Essa Plataforma multi-stakeholder tem como objetivo escalar os investimentos privados em SbN e start-ups ambientais na Bacia Amazônica. Em um passo na direção de uma nova estrutura de liderança, a Plataforma convidou seus membros para, juntos, desenharem uma nova Teoria da Mudança que resulte em transformação positiva na Amazônia.

PROCESSO

Por meio de uma série de workshops e encontros, o time Olab facilitou uma reflexão interativa no por quê, o quê e como escalar o trabalho da Plataforma na Amazônia. O relatório final se tornou o documento base para a entrega estratégica de intervenções na Amazônia. 

PRODUTOS

A Teoria da Mudança precisava ser simples o suficiente para ser facilmente comunicada a uma variedade de audiências, mas capaz de capturar a complexidade de se trabalhar em um ambiente dinâmico e, frequentemente, desafiador como a Amazônia. A publicação da Teoria da Mudança trouxe um novo senso de propósito para o grupo, baseado na visão compartilhada de uma transformação positiva na Amazônia na qual negócios, a sociedade civil e o governo local têm um papel a exercer.

O Coletivo de Investidores para a Amazônia, Cerrado e Chaco

CONTEXTO

A mudança no uso da terra é reconhecida como grande contribuidora para a perda de biodiversidade e para as mudanças climáticas, mas é também uma estratégia importante para a garantia da produção de alimentos global. Os investidores têm reconhecido cada vez mais seu papel não só na escolha de seus portfólios nas cadeias de suprimentos, mas também em influenciar uma mudança positiva ao identificar oportunidades de investimentos em soluções baseadas na natureza em escala.

PROCESSO

Na América do Sul, um grupo de investidores líderes decidiu estabelecer um Coletivo para identificar e escalar soluções baseadas na natureza nos três maiores biomas do continente, como parte de uma mudança em direção a formas de agricultura mais alternativas e regenerativas. O papel do Olab foi de desenhar o Coletivo (incluindo filiação, governança e gestão), estabelecê-lo e facilitar suas reuniões periódicas, garantindo o engajamento, compromisso e escala.

PRODUTO

Em uma fase inicial, foram realizadas mais de 30 entrevistas com investidores e inovadores-chave para identificar as soluções baseadas na natureza de maior impacto. Posteriormente, o time do Olab e seus parceiros estabeleceram o Coletivo de Investidores, realizaram seu lançamento e a entrega subsequente acelerou os investimentos em empresas SbN que trabalham com uma forma mais sustentável de produção na América do Sul.

Design, Facilitação e Comunicação para Conferências Internacionais sobre a Sustentabilidade de Cadeias de Valor

CONTEXTO

A transformação de sistemas alimentares demanda que todos os stakeholders do sistema se encontrem e acordem como seguir em frente, coletivamente, em direção a cadeias mais saudáveis, produtivas e sustentáveis. Desde 2016, a Olab é parceiro de um dos mais influentes round tables em commodities do mundo, criando, facilitando e comunicando conferências internacionais para mudanças em todo o setor.

PROCESSO

Um resultado efetivo para uma conferência internacional em sustentabilidade começa pelo menos seis meses antes, envolvendo a identificação dos assuntos, organizações e indivíduos relevantes, que estão direcionando o debate para mudança. O design da conferência requer a entrevista de várias pessoas; o preparo de uma programação  mista que seja dinâmica  e permita o aprendizado e compartilhamento participativo; e a coleta de inputs técnicos dos especialistas.

PRODUTO

A realização de uma conferência internacional envolve a escolha do local, o design da programação, o preparo dos palestrantes, da narrativa central, das técnicas de facilitação e do conteúdo. As conferências são, também, facilitadas diretamente pelo time Olab, que tem um papel fundamental em garantir que o material de comunicação seja interessante e atinja a audiência mais ampla possível.

Governança e Estratégias de Paisagem para Ações Coletivas em Food Systems

CONTEXTO

Esse fórum, líder em sustentabilidade no setor de commodities agrícolas, contratou o desenvolvimento de uma nova estrutura de governança que melhorasse a tomada de decisão coletiva e aumentasse o impacto. Posteriormente, um segundo projeto foi desenvolvido com foco em uma estratégia compartilhada de investimentos para a transformação de paisagens.

PROCESSO

O desenvolvimento dessas estratégias centrais envolveu um conjunto de processos individuais e coletivos, incluindo entrevistas, workshops e revisão de documentos.

Ambas exigiram um conhecimento avançado da realidade da produção agrícola no Brasil e, ao mesmo tempo, a compreensão das várias nuances das demandas de sustentabilidade para o setor.

PRODUTO

O time Olab trabalhou junto aos membros do Fórum para criar, revisar e entregar as duas estratégias, o que resultou em um sentimento de propriedade e responsabilidade coletiva para o trabalho. A estratégia para a paisagem resultou em investimentos significativos em transformação, realizados pelos membros do Fórum, e a estrutura de governança enxuta trouxe uma tomada de decisão mais fluida. 

Inventário das iniciativas globais em Pradarias e Savanas

CONTEXTO

As savanas e pradarias representam importantes biomas para subsistência, produção alimentar, e biodiversidade, apesar de serem frequentemente ignoradas nas discussões sobre sistemas alimentares. O Olab foi contratado para realizar um estudo das principais estratégias e indicadores utilizados para apoiar as economias e ecossistemas em 18 países, nos quais se encontram as principais áreas de pradarias do mundo.

PROCESSO

A pesquisa envolveu diretamente os representantes dos 18 países selecionados. A partir do desenho da metodologia, o processo foi validado pelos participantes e a coleta de informações foi coordenada pelo Olab, com foco nas principais características, estratégias e indicadores em cada país. Além dos dados socioeconomicos, também foram levantadas informações sobre atividades de subsistência, oportunidades de desenvolvimento de capacidades e de financiamento.

PRODUTO

O relatório final, produzido em parceria com um designer de destaque no Brasil, tem sido utilizado para ressaltar a importância das pradarias e savanas nos 18 países que participaram do estudo, para mobilizar esforços e recursos globais em favor de iniciativas que protegem as formas de vida e ecossistemas nesses biomas tão relevantes.